Esse livro me fez pensar na questão de que devemos nos preocupar em ensinar medidas de capacidade de armazenamento de informaçòes: um conteúdo recente, que deve ser introduzido no currículo escolar.
Apresenta os recursos lúdico-manipulativos estrututados em cinco etapas, fundamentais no ensino de matemática.
- Raciocínio lógico-matemático;
- Número e operações;
- Formas geométricas e situação no espaço;
- Medida;
- Organização da informação: estatística e probabilidade.
- Trabalha o desenvolvimento dos conceitos matemáticos não se limitando apenas ao domínio de mecanismos das operações.
- Propõe o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático considerando que isso envolve capacidades de identificar, raciocinar e operar com base nos conhecimentos matemáticos.
- Apresenta questões conceituais, encaminhamentos metodológicos e sugestões de atividades lúdico-manipulativas.
- Incentiva hábitos específicos do raciocínio lógico.
- Orienta o uso de materiais manipulativos entre os quais: Blocos Lógicos de Dienes, barrinhas coloridas, ábaco, geoplano, tangram, entre outras.
Àngel Alsina i Pastells
Nenhum comentário:
Postar um comentário