ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS PELOS MUNICÍPIOS DA AMREC NA OBMEP –
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS 2012.
A Olimpíada de
Matemática das Escolas Públicas – OBMEP - é uma iniciativa dos ministérios da
Ciência e Tecnologia (MCT), da Educação (MEC), do Instituto Nacional de
Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e da Sociedade Brasileira de Matemática
(SBM).
Em 2012 aconteceu
a sua 8ª Edição atingindo quase a totalidade das escolas públicas brasileiras.
Essa olimpíada já é a maior do mundo! Para
a 1ª Fase foram inscritos 19.166.371 alunos em 46.728 escolas. A participação dos
municípios brasileiros já atingiu a marca de 99,46%.
Os
alunos que participam da 2ª Fase da Olimpíada de Matemática concorrem, em nível
nacional, a 500 medalhas de ouro, 900 medalhas de prata, 3100 medalhas de
bronze, 4500 Bolsas de Iniciação Científica (Bolsa de Estudos) e a 46200
Menções Honrosas.
O Estado de Santa Catarina foi
premiado com 19 medalhas de ouro, 32 medalhas de prata e 124 medalhas de
bronze. Um total de 1707 alunos catarinenses recebeu Menção Honrosa. Minas
Gerais e São Paulo são os estados mais premiados do Brasil.
A região da AMREC recebeu 49
menções honrosas (18 a mais que no ano passado). Em oito edições da OBMEP
recebemos apenas duas medalhas de bronze: o aluno Rafael Vieira Jeremias, do
Colégio Lapagesse foi premiado em 2009 e o aluno Diego Dagostin Frasson, da
EMEF Tranqüilo Pisseti, do município de Içara foi premiado em 2010.
Comparei com outros municípios
catarinenses como Blumenau (95 menções honrosas e 4 medalhas), Concórdia (17
menções honrosas e nenhuma medalha), Florianópolis (64 menções honrosas e nenhuma
medalha) e Joinville (233 menções honrosas e 22 medalhas), Lages (10 menções
honrosas e nenhuma medalha) e Chapecó (30 menções honrosas e 5 medalhas).
Obviamente, teríamos que levar em consideração o número de alunos inscritos em
cada município, para sermos mais rigorosos nas avaliações: no entanto, a
maioria das escolas participou e esses dados nos ajudam a verificar as cidades
que mais se destacam e aquelas que precisam refletir ainda mais sobre sua
prática pedagógica e buscar recursos que realmente garantam a aprendizagem do
aluno. Minha pesquisa é simples e limitada, não tem a pretensão de avaliar
detalhadamente o ensino de matemática. Quero
compreender, um pouco mais, como está a situação do ensino de matemática na região
sul catarinense. Fiquei muito impressionada com esses dados que observei em
relação a Joinville e Blumenau. Gostaria de saber mais sobre a Educação daquela
cidade porque certamente temos muito a aprender com seus educadores.
O
município de Criciúma recebeu 36 Menções Honrosas: 23 a mais que no ano passado,
quase o triplo! Tivemos outros municípios da AMREC premiados com menções honrosas:
Cocal do Sul (6), Lauro Muller (1), Nova Veneza (3) e Urussanga (2). Infelizmente os municípios de Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis e
Treviso não conquistaram nenhuma premiação. Também houve casos de escolas
públicas estaduais que não aplicaram as provas devido à greve do magistério.
Mudar essa realidade não e
nada fácil! São inúmeros fatores que interferem, como: o descaso dos pais com a
Educação dos filhos, o desinteresse dos estudantes pela própria aprendizagem,
os recursos multimídias mais atrativos que as atividades escolares, a falta de
cursos de formação com foco em recursos que ajudem os professores a buscar a
eficiência, a carga excessiva de trabalhos de alguns professores, o descaso do
poder público com a Educação e não podemos negar que há diversos casos de
incompetência profissional.
Não devemos omitir nossas
angústias e dúvidas se desejarmos transformar a sociedade em que vivemos e que
grita por inovações. Muito menos cruzar os braços e reclamar! Temos também que
comemorar os pequenos avanços e acreditar que dá pra fazer muito mais pelo
ensino da matemática.
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