segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

ATIVIDADE: Quantos coqueiros há na Avenida Centenário?



Projeto Biomas Brasileiros
As professoras de Língua Portuguesa e Ciências da EMEF Padre José Francisco Bertero estão articulando ideias para realizar um projeto coletivo, inspirado na Campanha da Fraternidade de 2017 que trata do tema “Biomas Brasileiros e a Defesa da Vida”.

O que fazer em matemática?
A reportagem “9 coisas que você não sabe sobre a Avenida Centenário”, do Portal SATC, auxiliou a atividade desenvolvida com alunos do 6º ao 9º Ano.
Resolvemos apresentar o livro “O Homem que Calculava”,  lendo os dois capítulos iniciais que apresenta o calculista e sua mania por contar tudo o que encontrava na natureza.


Depois, os alunos fizeram estimativas sobre o número de coqueiros que há na Avenida Centenário.
Há 956 coqueiros. A aluna Nalanda de Oliveira estimou 850 e o aluno Felipe Zaboti Florêncio estimou 1084 pés. Foram os alunos que realizaram as melhores estimativas.
E passamos como pesquisa:

Tente descobrir:
a) Quantos coqueiros há na Avenida Centenário?
b) Qual é o comprimento da Avenida Centenário?
c) Os coqueiros são nativos ou não? Quanto tempo demoram para ficarem adultos?
d) Podemos comer os frutos desde coqueiro?
e)Quando estes coqueiros foram plantados na avenida ?
f) Porque alguns coqueiros estão marcados com um X? Quantos são estes coqueiros?

Respostas...
A planta nativa da região está presente na vida dos criciumenses desde 1980, ornamentando a principal avenida de Criciúma

Criciúma 13/02/2017 15:00
Vitória Deolindo
Profª orientadora Marli Vitali (SC0903JP)

Com estrutura imponente, os tradicionais coqueiros da Avenida Centenário embelezam uma das principais vias de Criciúma. A escolha é comum para ornamentar avenidas no Brasil e também no exterior. O uso dos coqueiros e palmeiras valoriza e orienta caminhos diversos.
Criciúma expõe uma das plantas nativas da região conhecida por diversos nomes. São quase mil árvores no percurso de oito quilômetros do maior ponto de referência da cidade, percorrendo a Avenida Centenário e seguindo pela Jorge Elias de Lucca. 

1 - Seu nome cientifico é Syagrus Romanzoffiana e é um coqueiro nativo da região.

2 - Esta espécie de coqueiro leva mais de 10 anos para ficar adulta, mas, devido à demora para crescer, foram plantados adultos ao longo da via.

3 - Há 956 coqueiros na Avenida Centenário.

4 - O fruto encontrado nas árvores é comestível, porém não é aconselhável comê-lo por conta da poluição dos veículos que transitam na avenida.
5 - Tem mais de 10 nomes populares: Jerivá, Baba-de-boi, Coco-de-babão, Coco-de-cachorro, Coco-de-catarro, Coqueiro, Coqueiro-gerivá, Coquinho, Coquinho-de-cachorro, Gerivá, Jeribá, Jerivá, Palmeira-jerivá.
6 - Foram plantados na década de 1980, na gestão do prefeito e arquiteto Altair Guidi.
7 - O coqueiro foi escolhido por ser uma planta resistente e de pouca manutenção. Possui uma raiz que não destrói a calçada e, por ser alta, não atrapalha a fiação.
8 - Os coqueiros marcados com um X estão sinalizados para serem trocados por estarem em risco de cair.
9 - Os coqueiros se estendem por toda a extensão da avenida, chegando a 8km.




Alunos pesquisam...

A aluna Isabella Anacleto encontrou este vídeo sobre a nossa principal avenida:
Publicado em 5 de jan de 2014
A história da principal via de circulação de veículos e pessoas de Criciúma, a Avenida Centenário, é retratada em documentário produzido por acadêmicos do curso de Jornalismo da Faculdade Satc.

O aluno Adilson localizou uma matéria de 2012, no Portal Engeplus

Coqueiros novos na AvenidaCentenário




Nenhum comentário: