Tem dias que as aulas tomam rumo
diferente...
Senti que uma turma de 8º Ano não tinha
clareza de quanto vale um metro quadrado.
Olhei para o chão e vi pisos quadrados
de lado igual a 41 centímetros e daí surgiram duas perguntas básicas: “Quantos
pisos revestem o chão de nossa sala de aula?” e “Quantos pisos é preciso para
cobrir uma superfície de um metro quadrado?”. As contagens e os cálculos foram
discutidos em grupo.
Resolvi dizer a eles que na representação
de m, m² e m³, os expoentes representam as dimensões. E, por algum motivo,
resolvi falar que os matemáticos estudam a quarta dimensão... Percebi
imediatamente que o assunto não era conveniente para tratar com aqueles alunos
e desviei a conversa. Ouvi o comentário de um dos meninos: “Como será que é a
quarta dimensão?”. Gostei daquele questionamento que ia morrer! Então, retomei
o assunto dizendo que nós, seres que vivemos num mundo 3D não conseguimos
imaginar um mundo 4D. Lembrei de um episódio do programa que tentava explicar a
dificuldade que um ser 2D tem para compreender um mundo 3D.
Por que não tratar disso em sala de aula
de uma forma sutil, mas provocativa?
Segue o programa...
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