terça-feira, 6 de outubro de 2009

TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Atividade do Gestar II.

TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Velocidade Média: correndo o mais rápido possível, andando o mais rápido possível e andando tranquilamente.

OBJETIVOS:

- Calcular velocidade média.

- Transformar medidas de comprimento e de tempo.

- Preencher tabelas.

- Construir gráficos.

- Realizar cálculos de divisão e multiplicação.

CONTEÚDOS:

Razão inversamente proporcional, plano cartesiano, medidas de tempo e de comprimento, construção de tabelas e gráficos.

ANOS: 6º Ano.

TEMPO ESTIMADO: 4 aulas

MATERIAL NECESSÁRIO: Cronômetro, tabela, trena, papel quadriculado.

DESENVOLVIMENTO:

- Organizar os alunos em equipes de cinco membros.

- Medir o comprimento da quadra de esportes.

- Distribuir aos alunos cópia da atividade (Anexo 1) para que meçam suas velocidades em três momentos: correndo o mais rápido possível, andando o mais rápido possível e andando tranquilamente.

- Em sala de aula orientar os alunos para que calculem quais foram as suas velocidades em metros por segundo: ou seja, dividir a distância dada em metros pelo tempo dado em segundos. Orientá-los para que os cálculos apresentem uma casa decimal (se o professor achar que os alunos têm condições, pode trabalhar com arredondamentos).

- Discutir com os alunos os procedimentos adequados para transformar a sua velocidade apresentada em metros por segundo (m/s) para metros por hora (m/h). Pode calcular, por exemplo, quantos segundos têm uma hora (60 x 60 = 3600). Então eles podem verificar que se multiplicarem o seu tempo percorrido por segundo por 3600, terão sua velocidade em metros por hora.

- Discutir com os alunos os procedimentos adequados para transformar a sua velocidade apresentada em metros por hora para quilômetros por hora. Para transformar metros em quilômetros, podem dividir por 1000, pois 1 km corresponde a 1000 metros.

- Construir os seguintes gráficos, usando papel quadriculado: (Modelo Anexo 2)

a) Velocidade média (m/s) de cada aluno da equipe, correndo o mais rápido possível.

b) Velocidade média (m/s) de cada aluno da equipe, andando o mais rápido possível.

c) Velocidade média (m/s) de cada aluno da equipe, andando tranquilamente.

d) Comparação das velocidades médias de cada aluno correndo o mais rápido possível, andando o mais rápido possível e andando tranquilamente. Cada aluno constrói o gráfico que apresenta os seus dados.

Orientar os alunos para observar os dados obtidos para criar uma escala adequada.

- Cada equipe deve analisar seus resultados e escrever suas observações.

AVALIAÇÃO:

Apresentar os seus resultados para os colegas da equipe. Podemos pedir que ampliem um dos gráficos e/ou que cada alunos entregue o gráfico em que irá colocar apenas os seus dados.


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