TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Velocidade Média: correndo o mais rápido possível, andando o mais rápido possível e andando tranquilamente.
OBJETIVOS:
- Calcular velocidade média.
- Transformar medidas de comprimento e de tempo.
- Preencher tabelas.
- Construir gráficos.
- Realizar cálculos de divisão e multiplicação.
CONTEÚDOS:
Razão inversamente proporcional, plano cartesiano, medidas de tempo e de comprimento, construção de tabelas e gráficos.
ANOS: 6º Ano.
TEMPO ESTIMADO: 4 aulas
MATERIAL NECESSÁRIO: Cronômetro, tabela, trena, papel quadriculado.
DESENVOLVIMENTO:
- Organizar os alunos em equipes de cinco membros.
- Medir o comprimento da quadra de esportes.
- Distribuir aos alunos cópia da atividade (Anexo 1) para que meçam suas velocidades em três momentos: correndo o mais rápido possível, andando o mais rápido possível e andando tranquilamente.
- Em sala de aula orientar os alunos para que calculem quais foram as suas velocidades em metros por segundo: ou seja, dividir a distância dada em metros pelo tempo dado
- Discutir com os alunos os procedimentos adequados para transformar a sua velocidade apresentada em metros por segundo (m/s) para metros por hora (m/h). Pode calcular, por exemplo, quantos segundos têm uma hora (60 x 60 = 3600). Então eles podem verificar que se multiplicarem o seu tempo percorrido por segundo por 3600, terão sua velocidade em metros por hora.
- Discutir com os alunos os procedimentos adequados para transformar a sua velocidade apresentada em metros por hora para quilômetros por hora. Para transformar metros em quilômetros, podem dividir por 1000, pois
- Construir os seguintes gráficos, usando papel quadriculado: (Modelo Anexo 2)
a) Velocidade média (m/s) de cada aluno da equipe, correndo o mais rápido possível.
b) Velocidade média (m/s) de cada aluno da equipe, andando o mais rápido possível.
c) Velocidade média (m/s) de cada aluno da equipe, andando tranquilamente.
d) Comparação das velocidades médias de cada aluno correndo o mais rápido possível, andando o mais rápido possível e andando tranquilamente. Cada aluno constrói o gráfico que apresenta os seus dados.
Orientar os alunos para observar os dados obtidos para criar uma escala adequada.
- Cada equipe deve analisar seus resultados e escrever suas observações.
AVALIAÇÃO:
Apresentar os seus resultados para os colegas da equipe. Podemos pedir que ampliem um dos gráficos e/ou que cada alunos entregue o gráfico em que irá colocar apenas os seus dados.
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