quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

OS ALUNOS QUE CALCULAM POUCO...

A Olimpíada de Matemática das Escolas Pública – OBMEP - é uma iniciativa dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Em 2009 aconteceu a sua 5ª Edição atingindo quase a totalidade das escolas públicas brasileiras.

A premiação de alunos totaliza 300 (trezentas) medalhas de ouro, 900 (novecentas) medalhas de prata, 1800 (mil e oitocentas) medalhas de bronze. Além disso, foram concedidos certificados de Menção Honrosa a até 30.000 alunos. Foram premiados 127 (cento e vinte e sete) professores com curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada. A premiação dos professores está vinculada à premiação dos alunos.

No ano de 2009 participaram 99,1% dos municípios brasileiros e mais de 19 milhões de estudantes. O Estado de Santa Catarina foi premiado com 8 medalhas de ouro, 26 medalhas de prata e 54 medalhas de bronze. Um total de 1488 alunos catarinenses recebeu menção honrosa.

As menções honrosas que recebemos são motivos de orgulho para nós, mas temos que ser realistas e admitir que precisamos melhorar muito o ensino da matemática em nossas escolas. A região da AMREC recebeu 32 menções honrosas e uma medalha de bronze. Comparei com outros municípios catarinenses como Blumenau (79 menções honrosas e 6 medalhas), Concórdia (26 menções honrosas e 1 medalha), Florianópolis (59 menções honrosas e 6 medalhas) e Joinville (176 menções honrosas e 28 medalhas). Obviamente, teríamos que levar em consideração o número de alunos inscritos em cada município, para sermos mais rigorosos nas avaliações: no entanto, a maioria das escolas participou e esses dados nos levam a concluir que precisamos refletir ainda mais sobre nossa prática pedagógica.

O município de Criciúma recebeu 18 Menções Honrosas e uma medalha de bronze. O destaque foi o Colégio Lapagesse que recebeu 7 Menções Honrosas e o aluno do Rafael Vieira Jeremias (Nível 1) ganhou uma medalha de bronze. É importante ressaltar que essa é primeira medalha que a região da AMREC – Associação dos Municípios da Região Carbonífera - recebe da OBMEP.

Mudar essa realidade não e nada fácil! São inúmeros fatores que interferem, como: o descaso dos pais com a Educação dos filhos, o desinteresse dos estudantes pela própria aprendizagem, os recursos multimídias mais atrativos que as atividades escolares, a falta de cursos de formação com foco em recursos que ajudem os professores a buscar a eficiência, a carga excessiva de trabalhos de alguns professores e não podemos negar que há diversos casos de incompetência profissional.

Não devemos omitir nossas angústias e dúvidas se desejamos transformar a sociedade em que vivemos e que grita por inovações. Muito menos cruzar os braços e reclamar!

No dia 10 de agosto de 2009 a Fundação Victor Civita (www.fvc.org.br) publicou o nome dos 50 finalistas (Menção Honrosa) e também o nome dos 10 premiados no concurso Educador Nota 10. Dentre os finalistas 20 são de São Paulo, 10 de Minas Gerais, 6 de Santa Catarina, 3 do Rio Grande do Sul e os demais estados representados tiveram um finalista.
Dos seis finalistas catarinenses teve um trabalho de Criciúma (E.M.E.F. Padre José Francisco Bertero), um de Campo Alegre e quatro de Joinville.

Fiquei muito impressionada com esses dados que observei em relação a Joinville e gostaria de saber mais sobre a Educação daquela cidade porque certamente temos muito a aprender com seus educadores. Acredito que o Colégio Lapagesse também é um exemplo por seu sucesso regional e merece ser destacado pelo seu trabalho educacional. Nada vem de graça!!!

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