DINÂMICA: FLOR NA ÁGUA
Objetivos:
1º. Refletir sobre as qualidades humanas positivas e negativas.
2º. Estabelecer metas em relação ao próprio comportamento.
3º. Criar um ambiente de trabalho em que se respeite as individualidades e que se compreenda que, como seres humanos, estamos sempre em processo de aprendizagem.
Materiais:
Folhas coloridas (sulfite), tesoura, bacia com água, caneta.
Desenvolvimento:
1º. Organizar os alunos em círculo.
2º. Listar no quadro qualidades humanas (positivas e negativas). Os alunos devem copiá-las em seus cadernos.
3º. Solicitar que os alunos circulem três qualidades positivas que pretendam melhorar e que sublinhem três qualidades negativas que precisam refletir para corrigir no decorrer no ano.
4º. Confeccionar, individualmente, uma flor com o formato apresentado no desenho. Para dar o efeito desejado o miolo da flor deve ter um diâmetro de aproximadamente 3 cm.
5º. Cada aluno deve refletir e escrever no miolo da flor, juntamente com seu nome uma qualidade positiva ou negativa que pretenda melhorar no decorrer no ano.
6º. Dobrar as pétalas, alternando-as e sem vincar.
7º. Colocar no centro do círculo uma bacia com água.
8º. Organizar os alunos em pequenos grupos (sugerimos aproximadamente dez) para que coloquem suas flores na água. Observar o movimento que as pétalas fazem ao se abrir. O efeito é interessante.
9º. Encerrar lembrando os alunos a importância estar sempre atento às suas atitudes na busca de ser melhor a cada dia.
Um comentário:
Muito legal a dinâmica da flor,gostei muito de fazer!
Postar um comentário