terça-feira, 20 de abril de 2010

OBMEP - QUESTÕES DO TREINAMENTO

Encontramos um erro no questionamento da questão 114 do Nível 1 do Banco de Questões de 2010.

Resolvi encenar a solução desses problemas dispondo meus alunos para representar as árvores. Um outro aluno, Weslen, fez os movimentos tocando nas árvores. Teve um momento que eu percebi que o aluno não tocava em 16 árvores; nem é possível se o total de árvores é 12. Enquanto eu buscava reler a pergunta para me certificar, meu aluno Jean, comentou o equívoco: Ele toca em 8 árvores, pois toca mais de uma vez na mesma árvore. Sugerimos que a pergunta seja mudada, para: Quantas vezes, Jorge tocou nas árvores?

Jorge passeia por um caminho em forma de retângulo, onde estão dispostas 12 árvores, brincando de tocar cada árvore durante seu passeio. Primeiro ele toca a árvore do canto, assinalada com P na figura, e percorre 32 metros num mesmo sentido do percurso; aí ele volta 18 metros e depois retorna ao sentido inicial por mais 22 metros. Entre duas árvores consecutivas, a distância é de 5 m. Em quantas árvores ele tocou?
(a) 10 (b) 16 (c) 20 d) 24 (e) 32

Nenhum comentário: