Sólidos de Platão representados em papel e com o Geolig
Propriedades da figuras
Percebi durante nossas discussões que nem todos os alunos tinham o entendimento de que o quadrado é um retângulo. Decidi rever as propriedades dos quadriláteros e montei um texto para estudo com os significados das palavras: quadrilátero, trapézio, paralelogramo, retângulo e quadrado. Relacionamos uma série de figuras com suas propriedades. Assim, os alunos entenderam porque o quadrado, por exemplo, é também retângulo, paralelogramo, trapézio e quadrilátero.
Para conhecer a atividade aplicada, clique AQUI.
Para conhecer a atividade aplicada, clique AQUI.
Usando o programa GeoGebra, os alunos construíram uma figura dinâmica que representa os paralelogramos. Movimentando os pontos (vértices do paralelogramo), representaram um quadrado, um retângulo, um losango e um paralelogramo obliquângulo.
Para conhecer a atividade aplicada usando o GeoGebra, clique AQUI.
Para conhecer a atividade aplicada usando o GeoGebra, clique AQUI.
Propriedades dos Poliedros
Definimos coletivamente o significado de vértice, aresta e face. Para reforçar esses conceitos, usamos os Sólidos de Platão (tetraedro, octaedro, icosaedro, cubo e dodecaedro) que tínhamos confeccionado com papel e montamos os mesmos usando as peças do Geolig (material didático formado por tubos que representam as arestas e conectores que representam os vértices). Acrescentamos o icosaedro truncado, que é um Sólido de Arquimedes formado por 12 pentágonos e 20 hexágonos, porque todos os alunos estiveram envolvidos na confecção desse poliedro, que representa a bola de futebol e que serviu para decorar a escola em função do evento da Copa do Mundo.
Para conhecer a atividade aplicada usando o GeoGebra, clique AQUI.
Para conhecer a atividade aplicada usando o GeoGebra, clique AQUI.
2 comentários:
Bem interessante pórem, seria de bom grado colocar os materiais necessarios e como fazer. Parabéns pelo artigo, ótimo.
Muito legal,mandaram bem nesse artigo.
Postar um comentário