terça-feira, 30 de novembro de 2010

ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS PELOS MUNICÍPIOS DA AMREC NA OBMEP

ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS PELOS MUNICÍPIOS DA AMREC NA OBMEP – OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS.

A Olimpíada de Matemática das Escolas Pública – OBMEP - é uma iniciativa dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Em 2010 aconteceu a sua 6ª Edição atingindo quase a totalidade das escolas públicas brasileiras.

Em 2010 foram inscritos 19.665.615 alunos em 44.717 escolas. A 1ª Fase aconteceu no dia 8 de junho e a 2ª Fase no dia 11 de setembro. O resultado final foi divulgado no dia 25 de novembro.

A premiação de alunos totaliza 300 (trezentas) medalhas de ouro, 900 (novecentas) medalhas de prata, 1800 (mil e oitocentas) medalhas de bronze. Além disso, foram concedidos certificados de Menção Honrosa a até 30.000 alunos, isso significa que em média a cada 650 alunos, um recebe Menção Honrosa.

Foram premiados 130 professores com curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada e diversas escolas e Secretarias de Educação. Essa premiação está vinculada à premiação dos alunos.

O Estado de Santa Catarina foi premiado com 9 medalhas de ouro, 25 medalhas de prata e 64 medalhas de bronze. Um total de 1567 alunos catarinenses receberau menção honrosa.

As menções honrosas que recebemos são motivos de orgulho para nós, mas temos que ser realistas e admitir que precisamos melhorar muito o ensino da matemática em nossas escolas. A região da AMREC recebeu 57 menções honrosas (25 a mais que no ano passado) e uma medalha de bronze.

Comparei com outros municípios catarinenses como Blumenau (87 menções honrosas e 8 medalhas), Concórdia (44 menções honrosas e 2 medalha), Florianópolis (71 menções honrosas e 7 medalhas) e Joinville (207 menções honrosas e 31 medalhas, Lages (14 menções honrosas) e Chapecó (33 menções honrosas). Obviamente, teríamos que levar em consideração o número de alunos inscritos em cada município, para sermos mais rigorosos nas avaliações: no entanto, a maioria das escolas participou e esses dados nos levam a concluir que precisamos refletir ainda mais sobre nossa prática pedagógica e buscar práticas que realmente garantam a aprendizagem do aluno.

O município de Criciúma recebeu 28 Menções Honrosas (10 a mais que no ano passado). Os colégios em destaque foram: Colégio Lapagesse que recebeu 5 Menções Honrosas e o Colégio Joaquim Ramos que recebeu 6 Menções Honrosas.
O aluno Diego Dagostin Frasson, da EMEF Tranqüilo Pisseti, do município de Içara recebeu medalha de bronze. É importante ressaltar que essa é a segunda medalha de bronze que a região da AMREC – Associação dos Municípios da Região Carbonífera - recebe da OBMEP. No ano passado o aluno do Rafael Vieira Jeremias, do Colégio Lapagesse também ganhou uma medalha de bronze.

Mudar essa realidade não e nada fácil! São inúmeros fatores que interferem, como: o descaso dos pais com a Educação dos filhos, o desinteresse dos estudantes pela própria aprendizagem, os recursos multimídias mais atrativos que as atividades escolares, a falta de cursos de formação com foco em recursos que ajudem os professores a buscar a eficiência, a carga excessiva de trabalhos de alguns professores, o descaso do poder público com a Educação e não podemos negar que há diversos casos de incompetência profissional.

Fiquei muito impressionada com esses dados que observei em relação a Joinville e gostaria de saber mais sobre a Educação daquela cidade porque certamente temos muito a aprender com seus educadores. Acredito que o Colégio Lapagesse e o Joaquim Ramos são exemplos a serem seguidos e merecem ser destacado pelo seu trabalho educacional. Nada vem de graça!

Não devemos omitir nossas angústias e dúvidas se desejarmos transformar a sociedade em que vivemos e que grita por inovações. Muito menos cruzar os braços e reclamar! Temos também que comemorar os pequenos avanços e acreditar que dá pra fazer muito mais.

Essa minha análise ainda está incompleta...

Nenhum comentário: