quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Há mais de 27 anos....

Estudei na Escola Isolada São Miguel, situada no interior de Jaborá em Santa Catarina.
A escola era multisseriada e tive apenas uma professora, Tereza Pasqualina Guarese. Sempre que volto lá, vou visitá-la. Um dia fui surpreendida por ela: ganhei um dos livros que usei para estudar e acreditem, ela guardou por mais de 25 anos, redações dos seus alunos. Dentre essas redações encontrei uma que escrevi e com a qual fui premiada pela Cooperativa de Agricultores. Ela tinha até o rascunho! É o único registro que há com minha letra de criança. Fiquei emocionada com isso e quero guardar para sempre.

A HISTÓRIA DE UM PÉ DE MILHO
Numa pequena casinha existia um grão de milho.
Ele vivia fazendo experiências sobre os segredos de Deus.
Um dia ele precisava de uma semente de laranja para sua nova experiência.
Quando o grão de milho saiu veio um vento tão forte que levou o grão de milho para outro lugar.
Quando o grão de milho chegou, disse:
- Onde estou?
Um pé de milho que por aí passava, respondeu:
- Você está na roça do Sr. João.
- Como encontrarei o caminho de volta? Respondeu o grão de milho.
Continuou o pé de milho:
- Você não é um cientista? Por que não inventa uma experiência para voltar?
O grão de milho se assim ouviu, assim fez.
Quando viu já estava em sua casinha.
O grão de milho continuou com suas experiências.
Mas dizem que até hoje ele não conseguiu descobrir nada.
 
    Lembro-me de que eu estava na janela da minha casa e da estrada a professora Tereza pediu que eu entregasse também o rascunho. Essa é a única lembrança que tenho da minha letra de criança.

Nenhum comentário: