segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

DINÂMICA DE GRUPO: A MÁQUINA REGISTRADORA

MINHA IRMÃ ELEANDRA, QUE TAMBÉM É PROFESSORA , ME FALOU SOBRE ESSA DINÂMICA. RESOLVI APLICAR E ACHEI MUITO INTERESSANTE.
UMA ALUNA PERGUNTOU-ME: "PROFESSORA, ESSA ATIVIDADE NÃO É DE PORTUGUÊS?" APROVEITEI PARA DIZER QUE O OBETIVO É MOSTRAR QUE EM MATEMÁTICA TEMOS QUE DECIDIR QUE OPERAÇÃO USAR PARA RESOLVER OS PROBLEMAS, OU SEJA, NÃO PODEMOS ESCOLHÊ-LA AO ACASO. TEMOS QUE ARGUMENTAR PORQUE A OPERAÇÃO CERTA É A ESCOLHIDA... ESSA DINÂMICA NOS FAZ REFLETIR SOBRE ISSO!

Objetivos:
1. Demonstrar como a busca do consenso melhora a decisão.
2. Explorar o impacto que as suposições têm sobre a decisão.
Tamanho do grupo: Subgrupos formados com cinco a sete membros; sendo possível, orientar vários subgrupos, simultaneamente.
Tempo exigido: quarenta minutos, aproximadamente.
Material utilizado:
- Uma cópia da história da “Máquina Registradora”, para cada membro participante e para cada grupo.
- Lápis ou caneta.
Procedimento:
1. O animador distribui uma cópia da história da “Máquina Registradora” para cada membro participante que durante sete a dez minutos, deverá ler e assinar as declarações consideradas verdadeiras, falsas ou desconhecidas.
2. A seguir, serão formados subgrupos de cinco a sete membros, recebendo cada subgrupo uma cópia da história da “Máquina Registradora”, para um trabalho de consenso de grupo, durante doze a quinze minutos, registrando novamente as declarações consideradas verdadeiras, falsas ou desconhecidas.
3. O animador, a seguir, anuncia as respostas corretas. (a declaração número 3 é falsa, e a do número 6 é verdadeira, e todas as demais são desconhecidas).
4. Em continuação, haverá um breve comentário acerca da experiência vivida, focalizando-se sobretudo o impacto que as suposições causam sobre a decisão e os valores do grupo.

A Máquina Registradora
A HISTÓRIA: Um negociante acaba de acender as luzes de uma loja de calçados, quando surge um homem pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O conteúdo da máquina registradora é retirado e o homem corre. Um membro da polícia é imediatamente avisado.

Declaração acerca da história: Verdadeiro – Falso - Resposta Desconhecida

1. Um homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de calçados.( )V( )F( )RD

2. O ladrão foi um homem. ( )V ( )F ( )RD

3. O homem não pediu dinheiro. ( )V ( )F ( )RD

4. O homem que abriu a máquina registradora era o negociante. ( )V ( )F ( )RD

5. O proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e fugiu.( )V ( )F ( )RD

6. Alguém abriu uma máquina registradora. ( )V ( )F ( )RD

7. Depois que o homem que pediu o dinheiro apanhou o conteúdo da máquina registradora, fugiu. ( )V ( )F ( )RD

8. Embora houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a quantidade. ( )V ( )F ( )RD

9. O ladrão pediu dinheiro ao proprietário. ( )V ( )F ( )RD

10. A história registra uma série de acontecimentos que envolveu três pessoas: o proprietário, um homem que pediu dinheiro e um membro da polícia. ( )V ( )F ( )RD

11. Os seguintes acontecimentos da história são verdadeiros: alguém pediu dinheiro – uma máquina registradora foi aberta – seu dinheiro foi retirado. ( )V ( )F ( )RD

Nenhum comentário: