sexta-feira, 19 de abril de 2013

LOGOTIPO DA OBM, DA ORM-SC E DA OBMEP


Mural da EEF Demétrio Bettiol criado para divulgar as olimpíadas de matemática.

Construir o símbolo da OBM
Usando régua e compasso construir o símbolo da OBM - Olimpíada Brasileira de Matemática
Para construir o símbolo da OBM, solicitar que os alunos construam sete círculos com as seguintes medidas de raio e cor do contorno:
- raio de 8,4 cm e contorno cinza.
- raio de 4,2 cm e contorno vermelho.
- raio de 2,4 cm e contorno preto.
- raio de 3,2 cm e contorno verde.
- raio de 1,8 cm e contorno amarelo.
- raio de 1,6 cm e contorno cinza.
- raio de 1,4 cm e contorno azul.
Os seis círculos menores deverão ser colados sobre o maior conforme do modelo. Essas medidas não são rigorosas, mas ajudem a visualizar detalhes e a observar a configuração do símbolo.
 


Construir o símbolo da ORM-SC. 

Os círculos coloridos são uma referência ao símbolo dos Jogos Olímpicos, que é formado por 5 anéis entrelaçados representando os continentes.

Para saber mais, acesse: http://www.obm.org.br/export/sites/default/revista_eureka/docs/artigos/logotipo.doc
 
Entregar uma folha do tipo A4 para os alunos. Solicitar que encontrem seu meio com dobradoras ou cruzando as diagonais.
A partir do centro da folha construir um segmento com medida igual 4 cm. Usando um compasso construir um círculo cujo centro seja o centro da própria folha e com raio igual a 4 cm.
Orientar os alunos para observar o pentágono formado pelas cinco pontas do símbolo da ORM-SC. Questionar sobre como calcular o ângulo central do pentágono: eles devem concluir que basta dividir 360 em cinco partes e que, portanto, o ângulo central corresponde a 72º. Usando transferidor construir o ângulo de 72º conforme a ilustração.

Usando um compasso com abertura igual ao segmento AB, marcar os pontos C, D e E. Com a ponta seca sobre o ponto B, marcar sobre a circunferência o ponto C. Com a ponta seca sobre o ponto C, marcar sobre a circunferência o ponto D. Com a ponta seca sobre o ponto D, marcar sobre a circunferência o ponto E.
 Apagar o segmento e as marcas da circunferência. Deixar visível apenas os pontos.
Usando compasso, construir cinco circunferências de raio AB com centros nos pontos A, B, C, D e E.
Marcar a estrela central e pintar observando as cores corretas.



Observar o símbolo da OBMEP

Descrever como foi representado o rosto de uma pessoa: O pescoço foi representado usando o número 1 repetido, a boca com o número 7, o nariz com o número 2, a sobrancelha com o número um, o olho com o número zero, parte da orelha com o número 3, os cabelos com os números 3, 7 e pi.
 

MAIS INFORMAÇÕES.
 
O idealizador dos aros foi o Barão Pierre de Coubertin. Os aros existem desde 1913 e posteriormente, também passaram a ser a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional.
Os cinco aros interligados, nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho representam a união dos cinco continentes, e pelo menos uma de suas seis cores (aqui vale também o branco, cor de fundo da bandeira), está presente na bandeira de cada um dos países filiados ao COI.
O Brasil possui todas as cores dos arcos em sua Bandeira Nacional.
Os círculos coloridos representados no logotipo da Olimpíada Brasileira de Matemática – OBM - são uma referência ao símbolo dos Jogos Olímpicos, que é formado por 5 anéis entrelaçados representando os continentes.

Um comentário:

Luís Cláudio LA disse...

Menina você é muito boa... Um exemplo a ser seguido. Parabéns pelo seu excelente trabalho.

Tudo de bom
Luís Cláudio LA