terça-feira, 23 de dezembro de 2014

APRENDENDO COM A KHAN ACADEMY!

https://www.youtube.com/watch?v=5PdKYUxoW7M&feature=youtu.be


Acredito que boas ideias devem ser estudadas, aproveitadas se agradarem e valorizadas.
Estou pesquisando muito sobre a Khan Academy. Quero entender toda a sua dinâmica e avaliar as possibilidades de melhorar o ensino da disciplina de matemática usando seus recursos. Faz tempo que conheço a parceria da Fundação Lemann com a Khan Academy. No início do mês de novembro, quase terminando o ano letivo, as propagandas na televisão chamaram minha atenção. Incentivei meus alunos para acessarem o site, mostrando os anúncios e alguns vídeos. Resolvi organizar uma lista de videoaulas que tratassem dos conteúdos que eu estava ensinando em sala de aula, como frações, equações do 1º grau, polinômios e Teorema de Pitágoras. Solicitei que os alunos avaliassem e escrevem sua opinião sobre as aulas e as respostas foram positivas. Mais de cem estudantes participaram dessa atividade que não foi obrigatória porque nem todos têm acesso à internet em casa: uma das escolas estava em reforma e na outra eu não tinha tempo para agendar horários para todos na Sala de Tecnologias.
Numa das palestras, Salman Khan pede que as pessoas contem sobre suas experiências com a Khan Academy porque isso serve como motivação para sua equipe. Por isso, pedi para minha aluna Alexandra Carboni Dela Justina gravar um depoimento. Eu a escolhi porque sabia que ela adora assistir as aulas, demonstra um imenso prazer em aprender coisas novas, é desinibida e pretende ser professora de matemática.
Um dia, a Alexandra me disse que quando eu não puder mais, irá continuar o projeto do Clubinho de Matemática de Cocal do Sul, do qual participava. Ela nem imagina quanta coisa irá mudar nos próximos anos, mas já acalenta um sonho e tem atitudes que nos fazem acreditar que o futuro da Educação Brasileira será bem cuidado por adolescentes e jovens que como ela, tem dentro de si um desejo de trabalhar pelo bem da sociedade.

Nenhum comentário: