quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Informações sobre o Programa Isto é Matemática


Rogério Martins, doutorado em matemática, é professor e investigador na Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa. Diretor da revista da Sociedade Portuguesa de Matemática e autor de vários artigos publicados em revistas científicas de topo, tem-se igualmente dedicado à divulgação científica junto do público em geral. Foi considerado, pelo jornal Expresso, um dos 100 portugueses mais influentes de 2012.
Ele também é o autor e apresentador do programa de televisão “Isto é matemática”, totalmente dedicado à divulgação da Matemática, que já está na 11ª temporada em Portugal e ganhou diversas distinções, como a Homenagem Especial do Projeto Ver Ciência (Brasil), em 2013, e a nomeação para os European Science TV & Media Awards, na categoria de Melhor Programa Geral Televisivo, em 2014. Martins é também a voz dos vídeos de Matemática da Khan Academy Portugal.
  
Vinheta do Programa
https://www.youtube.com/watch?v=71sPmkbR-4I&index=5&list=PLKTNxZkADYLsb39QoI4PCd157LDbIjyW_


 Comentário breve sobre matemática (Clarity Makers)

https://www.youtube.com/watch?v=J5X0_bbpBBs

Publicado em 11 de mai de 2016
O Rogério é investigador e professor. Apaixonado pela matemática, vê nela a ponte que liga todas as ideias. Tem um programa na SIC Notícias, “Isto é Matemática”, onde traz à luz do dia os mais esotéricos conceitos matemáticos.

Por que me apaixonei pela matemática.

https://www.youtube.com/watch?v=Rmz5rFzwVrc
Publicado em 15 de jul de 2014
This talk was given at a local TEDx event, produced independently of the TED Conferences. Isto é matemática. "Gostaria de inverter a imagem da matemática."

Entrevista (7/11/12)

https://www.youtube.com/watch?v=71sPmkbR-4I&index=5&list=PLKTNxZkADYLsb39QoI4PCd157LDbIjyW_
Depois de ter recebido o prêmio homenagem da Mostra de Ciência na TV realizada no Rio de Janeiro, Rogério Martins, esteve em destaque na emissão de 7 de novembro no programa da SIC Radical CC All Stars.

Formação de Matemática da Rede Municipal de Criciúma (28/06/14)

https://www.youtube.com/watch?v=ZYzqHA9a6S4&feature=youtu.be
No dia 28 de junho de 2014, os professores de matemática da Rede Municipal de Criciúma participaram de uma capacitação, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Episódios do Programa de TV “Isto é Matemática foram apresentados pela professora Ana Lúcia Pintro como sugestões para qualificar as aulas.
O professor Rogério Martins, apresentador do programa, gravou uma mensagem aos cursistas: “Nós começamos a fazer esse programa para passar num canal aqui em Portugal e posteriormente percebemos que aí no Brasil éramos muito vistos. É um grande prazer poder participar das vossas aulas e dar um contributo para o ensino. É importante que a matemática seja ensinada como algo que pode se apaixonante, que podemos tirar prazer dela ao estudá-la e não como algo que tem que ser uma obrigação ou um peso em nossa vida escolar.”
 
Maluco Beleza (27/07/16)

https://www.youtube.com/watch?v=71sPmkbR-4I&index=5&list=PLKTNxZkADYLsb39QoI4PCd157LDbIjyW_

  
Alguns episódios
O programa está na 11ª temporada e gravou aproximadamente 140 episódios.

Assista todos os vídeos por temporadas, clicando AQUI.

 

Isto é Matemática T05E01 Ronaldo e os Ângulos Inscritos

https://www.youtube.com/watch?v=U50VABuJnHI


Neste episódio o matemático Rogério Martins fala de ângulos inscritos numa circunferência e de futebol. E para isso convidou um dos maiores especialistas mundiais da matéria: Cristiano Ronaldo. Na realidade não é bem o Cristiano Ronaldo, mas foi o melhor que conseguimos. E Isto é Matemática.


 

Isto é Matemática - T10E13 - “Amigos Do Facebook

https://www.youtube.com/watch?v=S4xjW34reNY&index=1&list=PLKTNxZkADYLvPviid3jAKjltdaUBjmr_v    

Neste episódio o matemático Rogério Martins fala sobre o Paradoxo da Amizade recorrendo ao local em Portugal onde mais pessoas se juntam: o Facebook! E Isto é Matemática!
 

Isto é Matemática - T10E05 - “Somos Todos Daltónicos!”

Neste episódio o matemático Rogério Martins fala de cores, cones e daltonismo. Para tal veio a uma famosa fábrica de lápis portuguesa que leva muito a sério o conceito de cores primárias. E Isto é Matemática!
 

Isto é Matemática - T10E06 - “Velocidade e Combustível”

https://www.youtube.com/watch?v=GwWszb8HVWM    

Neste episódio o matemático Rogério Martins responde a uma das questões mais pertinentes do nosso tempo: Qual será a melhor velocidade para economizar combustível? Para tal, aluga um carro enquanto lhe fala sobre velocidade, resistência do ar e consumos. E Isto é Matemática!

Isto é Matemática - T09E11 - “Onda de Pêndulos”
https://www.youtube.com/watch?v=StFN_QICqbM

Neste episódio o matemático Rogério Martins está na Academia de Novo Circo “Armazém Aério" para falar sobre pêndulos, e fazer algumas experiências com eles que se esperam ser hipnóticas. E Isto é Matemática!

 LEIA

Aescola deveria ensinar também o que não se sabe!


Caldenseapresenta “Isto é matemática” na SIC Notícias

Nenhum comentário: