domingo, 12 de março de 2017

Salman Khan pode nos ajudar?

Quais são nossos sentimentos quando percebemos que apenas um aluno de uma turma de 9º Ano é capaz de calcular 25% de um valor? Que apenas um aluno acertou a resposta de uma equação de 1º Grau? Que poucos acertam a divisão por 7 (se a resposta for 209, eles colocam 29 e isso, conseguem os que tem mais sucesso)? Que muitos não entendem conceitos de números quadrados e números cúbicos (e entender disso é não saber área e volume, conceitos básicos e fundamentais para se ter o mínimo de cidadania)? Será que não precisam mais dividir porque tem acesso às calculadoras? Se não aprendem os conceitos, não sabem interpretar e isto, as tecnologias não fazem!
É desta lacuna que Salman Khan tanto fala e que me incomoda todos os dias quando percebo que estamos falhando como educadores. 
Fiz uma pesquisa com meus alunos e percebi que mais de 90% deles tem acesso para assistir vídeos no You Tube em casa. Então, acho que o Khan pode me ajudar e por isso estou traçando estratégias. Agora, preciso saber se meus alunos querem esta ajuda...Sei que aqueles que reclamaram para mim, com lágrimas nos olhos, por terem tirado nota 5 ou 6 no trabalho da dobradura de um cubo, vão aproveitar! Ou aquele que refez o cubo porque não aceitou a nota ruim... Esses nos motivam e os demais nos desafiam a fazer a diferença na vida deles. O tempo dirá se meu esforço terá valor e se minhas intenções "tem futuro".
Segue o vídeo do Salman e se quiser saber da minha organização inicial para incentivar os alunos a assistirem os vídeos do Khan, clique AQUI.
https://www.youtube.com/watch?v=bCClRgJwEUI

Nenhum comentário: