quinta-feira, 4 de maio de 2017

Estudantes da rede municipal conhecem matemático Rogério Martins

Alunos e educadores tiraram dúvidas sobre o conhecimento do matemático português
Uma manhã surpreendente foi preparada para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pe. José Francisco Bertero, no bairro São Simão, nesta quinta-feira (4). Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o doutor em matemática e apresentador do programa “Isto é Matemática”, Rogério Martins, que veio de Portugal à Criciúma por meio de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
De acordo com Martins, é importante que os alunos tenham a possibilidade de se sentirem atraídos por novas estratégias matemáticas, já que muitos temem a matéria. “Os estudantes buscam diversas formas para aprenderem a matemática, abrem sempre novas portas, já que ela se tornou muito mais presente na vida deles. Os profissionais devem estar preparados para isso, já que os alunos estão entendendo mais e alcançando novos patamares. Vale lembrar que é essencial levar conhecimento científico em formato simples para os estudantes”, destaca.
Os alunos, educadores e orientadores realizaram um bate-papo com o doutor para sanar dúvidas sobre a atuação do profissional e como ele alcançou a posição que ocupa hoje, apresentando um programa de televisão.
Conforme a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca, o trabalho realizado por Martins é desenvolvido de forma descontraída, contextualizada e prende a atenção de quem participa. “Fiquei feliz pela receptividade dos alunos da escola Francisco Bertero. Eles realmente estavam pensando matemática, buscando fortalecimento, que só é ofertado dentro da escola. Acredito que eles aproveitaram muito esses momentos ao lado de um profissional de qualidade surpreendente”, comenta.
Para a professora de matemática Ana Lúcia Pintro, a oportunidade contribuirá muito para a construção do conhecimento dos estudantes que frequentam a unidade de ensino. “Com certeza foi uma grande oportunidade de aprendizado para os nossos alunos da rede pública de ensino. Estive muito envolvida com a atividade de trazer o Rogério até Criciúma, de proporcionar este momento aos estudantes, mostrar a matemática através da visão de um profissional reconhecido internacionalmente. Eu sempre falo para meus alunos que quando sonhamos grande, temos que fazer o máximo de nós para que o sonho se torne real”, ressalta.

Grande público acompanha palestra do professor
A palestra de Martins atraiu um grande público na noite desta terça-feira (3), no Teatro Elias Angeloni. A palestra “Tenho uma bicicleta que calcula áreas”, que aborda de forma descontraída e aproxima as pessoas do conceito matemático do cotidiano, reuniu autoridades de instituições educacionais de Criciúma e região, professores de redes de ensino, alunos e público em geral.
Para o matemático, estar na cidade de Criciúma foi uma experiência muito rica. “Me senti em casa desde o primeiro momento que cheguei em Criciúma. A escola aqui é como se fosse uma escola portuguesa. Os brasileiros são muito calorosos e nos fazem ficar muito à vontade. Fiquei muito feliz de ter deixado um pouco do meu conhecimento por aqui, e com certeza estou levando para minha terra algo novo dentro de mim”, finaliza Martins.
Texto: Milena dos Santos
Para ler a matéria original, clique AQUI.

Nenhum comentário: