quarta-feira, 25 de março de 2020

CONVITE PARA CONHECER JOGO OTHELLO

Olá, professores de matemática!
Presidente da Federação Brasileira de Othello (Moisés Correia Junior)
Coordenadora do Clube de Matemática da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma (Karine Mrotskoski)
Professora de Matemática de Criciúma e Cocal do Sul (Ana Lúcia Pintro)

O lema do Jogo Othello é “Um minuto para aprender e uma vida inteira para ser mestre”. Um tabuleiro de 8x8 e 64 peças brancas de um lado e pretas do outro pode ser utilizado com finalidades pedagógicas. Pretendemos incentivar nossos alunos a jogarem e organizar campeonatos oficiais futuramente. Vamos conhecer? Para saber mais sobre as regras, clique aqui.
Estamos organizando um grupo com professores de matemática de Criciúma e região com o objetivo de jogar Othello On Line. Interessados devem baixar o aplicativo e solicitar que sejam adicionados ao grupo de WhatsApp para combinar partidas com os colegas.

Sugerimos que baixem o aplicativo: REVERSI ON LINE
Neste aplicativo, os jogadores são identificados pela bandeira do seu país. Pode-se jogar com competidores de qualquer lugar do mundo que são localizados pelo programa, contra o computador ou com um amigo. Tem a possibilidade de conversar com o adversário, mas o chat é encerrado após o término da partida.

Quem desejar fazer parte do grupo Othelo Professores Matemática, clique AQUI.

CAMPEONATOS
O Presidente da Federação Brasileira de Othello, Moisés Correia Jr, ajudará nosso grupo a participar de uma competição on line. Para isso, agendaremos uma data e um horário. Para isso, basta treinar, estar no grupo de WhatsApp e reservar um tempo para jogar as partidas (que podem ser 5 ou 7, depende dos acordos)
Enfim, precisamos nos organizar e depois avaliaremos as condições de levar este desafio adiante.


 Um minuto para aprender... Uma vida para ser mestre 
Regras
Othello é um copyright, ou seja, uma marca assim batizada por Goro Hasegawa.
Othello também conhecido como Reversi é um jogo para dois jogadores.
O jogo é realizado com um tabuleiro de 8x8 (geralmente verde) e 64 peças com duas cores (geralmente pretas e brancas). Inicialmente são colocadas 4 peças no centro do tabuleiro: duas de cada cor em diagonais.
O jogador das peças pretas faz sempre o primeiro movimento. As jogadas são alternadas.
O objetivo é capturar as peças adversárias revertendo-as para a sua cor.
Na sua vez, o jogador coloca uma peça no tabuleiro com a sua cor virada para cima. O jogador não pode jogar uma peça em qualquer lugar: ele tem de capturar uma ou mais peças do adversário em cada jogada. As peças capturadas são viradas (a sua cor muda) e tornam-se peças do jogador que fez a jogada. Se o jogador não consegue capturar nenhuma peça do adversário na posição atual ele deve passar a vez ao seu adversário.
A única excepção são as duas primeiras jogadas, quando nenhuma peça pode ser capturada e em que ambos os jogadores têm que jogar as peças num dos quatro círculos no centro do tabuleiro. Para reverter uma ou mais peças adversárias é necessário que sejam cercadas horizontal, vertical ou diagonalmente uma linha de peças consecutivas do adversário entre duas das suas peças. 
Vence quem tiver mais peças da sua cor ao final da partida.
O jogo acaba quando não há mais casas para jogar dentro do tabuleiro ou quando não houver mais jogadas válidas para ambos os jogadores.
As peças foram feitas com sementes de garapivu pintadas com tinta de fazer grafite.

Nenhum comentário: