quarta-feira, 7 de abril de 2021

A magia do cubo mágico estava fazendo falta...

 

Entrei na sala de aula. Escrevi o número 4122 no quadro. Coloquei os cubos sobre a mesa. Higienizei todos mais uma vez com álcool em gel. Os alunos estranharam o número: “O que significa professora? Quatro segundos e alguma coisa? É o tanto de cubos diferentes que existem? É porque tem 4 cores ao redor e outras 2, uma em cima e outra embaixo?” Dos 51 alunos que passaram por mim, quatro deles sabiam que 4122 se referia ao número de mortos no Brasil, no dia de ontem, 6 de abril de 2021.

Meus alunos do Ensino Fundamental não têm obrigação de acompanhar estas tristes estatísticas. Falei para eles que eu estava evitando falar do cubo mágico desde que o ano letivo começou. Meu planejamento estava totalmente direcionado aos conteúdos que são importantes rever e àqueles que pretendemos ensinar. Abandonei os projetos. Muitas mudanças, mais incertezas. Achei melhor colocar foco na organização, observar o desempenho, dar aula com o coração e respeitar as limitações que já existiam antes e se agravaram com a pandemia. Mas, acordei pensando nas alegrias que já me deu, nos amigos que fiz, nos lugares que conheci e na matemática que ele contém.

Enfim, reservei uma aula para apresentar o cubo mágico. Vários aprenderam a fazer a primeira camada. Tive o prazer de perceber o sorriso da superação. Tive a alegria de ver alunos que já aprenderam nos anos anteriores, ainda resolvendo sem dificuldade, apesar de terem parado de treinar. Emprestei cubos para quem pretende aprender e é preciso destacar que são quase todos!

Já ensinei uma parte em sala de aula. Já motivei. Agora, quem quiser saber resolver o cubo inteiro, vai acessar os vídeos do Rafael Cinoto ou um outro cubista que preferir. Aproveitei e sugeri que assistam o documentário Magos do Cubo (Netflix) que toca na alma porque fala de superação e amizade.

Também fiz uma chantagem. Tenho um aluno que tem laudo e acompanhamento de uma professora auxiliar. Ele sonha em ir ao Beto Carreiro. Eu disse a ele: “Antoni, se você aprender, te coloco no meu carro e te levo!” E, ouvi: “Hoje à tarde já vou pesquisar...”. Posso me arrepender de ter feito este desafio, eu não quero forçar ninguém a nada. Mas, quem sabe um dia eu possa voltar e falar sobre mais uma razão que tenho para usar o cubo mágico em minhas aulas?

Qual é a relação do número 4122 com o cubo mágico? É que a pandemia nos faz rever valores.

Canal do Rafael Cinoto: Como montar o cubo mágico com histórias.

Magos do Cubo: Trailer Oficial Netflix

Comentário do ex-delegado da WCA, Eder dos Santos, sobre o documentário Magos do Cubo. Para assistir, clique AQUI.



Nenhum comentário: