sábado, 17 de setembro de 2022

ANALISANDO IDEB DE COCAL DO SUL E CRICIÚMA

Estou fazendo uma análise simples (muito simples) dos resultados de Cocal do Sul e de Criciúma porque são as redes onde trabalho. Como profissional e por ser professora de matemática, tenho grande interesse em avaliar e refletir sobre os resultados.

ANALISANDO COCAL DO SUL...

Nos Anos Iniciais, ambas as redes aprovaram quase 100% dos estudantes. A rede municipal de Cocal do Sul teve uma taxa de aprovação levemente inferior que a rede estadual. Em relação às notas do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica - tanto em matemática como em Língua Portuguesa, percebemos que as notas de ambas foram positivas. A rede municipal se destacou com a nota 6,8 e a rede estadual com 6,3.

Nos Anos Finais a rede municipal reprovou mais que a estadual. Em relação às notas do SAEB se destacou consideravelmente. A rede municipal obteve a nota 6,0 e a rede estadual com 5,2.

 

ANALISANDO CRICIÚMA...

Nos Anos Iniciais, ambas as redes aprovaram quase 100% dos estudantes. A rede municipal de Criciúma teve uma taxa de aprovação levemente superior em relação à rede estadual. Em relação às notas do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica - tanto em Matemática como em Língua Portuguesa percebemos que as notas da rede estadual foram levemente superiores. A mesma nota que foi 6,2 é compensada na taxa de aprovação.

Nos Anos Finais, a rede estadual reprovou muito mais. A rede municipal de Criciúma decidiu não reprovar os alunos, com exceção de casos extremos (que estavam no Conselho Tutelar. Nós, professores da rede municipal, temos que ser cuidadosos quando comparamos nossos resultados. A rede municipal obteve 5,2 e a rede estadual 4,8. Mas, se observarmos as notas das provas perceberemos que na rede estadual foram um pouco melhores. A nota final do IDEB não é tudo!

Reconheço que planejar com sucesso para uma rede grande é mais desafiador e complicado do que com as menores. Mas, temos que olhar para os dados que refletem nosso trabalho e conversar sobre nossas ações.

Sabemos que Criciúma tem vários projetos que visam melhorar a qualidade da Educação. Tenho profundo respeito pelos Clubes de Matemática porque é um projeto muito bem planejado e executado. Faz diferença na vida dos alunos porque são desafiados de uma forma diferente e dos professores porque ajuda na valorização e formação do professores.

Todos os dias, me esforço para acreditar no trabalho que faço. Não é fácil! Nossa realidade na escola pública mudou muito, as famílias estão cada vez mais distantes, os alunos mais apáticos e os professores ansiosos porque precisam dar conta de uma demanda de trabalho que a cada dia exigem mais comprometimento, habilidades pedagógicas, tecnológicas e de relacionamento. E, muitos profissionais da Educação estão se dando conta de que precisam viver! São mais conflitos, mas como sempre vamos dando nosso jeito para seguir em frente.



 

 


Nenhum comentário: