Mural da EEF Demétrio Bettiol criado para divulgar as olimpíadas de matemática.
Construir o símbolo da OBM
Usando régua e compasso construir o símbolo da OBM - Olimpíada Brasileira de Matemática
Para construir o
símbolo da OBM, solicitar que os alunos construam sete círculos com as
seguintes medidas de raio e cor do contorno:
- raio de 8,4 cm e
contorno cinza.
- raio de 4,2 cm e
contorno vermelho.
- raio de 2,4 cm e
contorno preto.
- raio de 3,2 cm e
contorno verde.
- raio de 1,8 cm e
contorno amarelo.
- raio de 1,6 cm e
contorno cinza.
- raio de 1,4 cm e
contorno azul.
Os seis círculos
menores deverão ser colados sobre o maior conforme do modelo. Essas medidas não
são rigorosas, mas ajudem a visualizar detalhes e a observar a configuração do
símbolo.
Construir
o símbolo da ORM-SC.
Os círculos coloridos são uma referência ao símbolo dos Jogos Olímpicos, que é formado por 5 anéis entrelaçados representando os continentes.
Os círculos coloridos são uma referência ao símbolo dos Jogos Olímpicos, que é formado por 5 anéis entrelaçados representando os continentes.
Para
saber mais, acesse: http://www.obm.org.br/export/sites/default/revista_eureka/docs/artigos/logotipo.doc
Entregar uma folha
do tipo A4 para os alunos. Solicitar que encontrem seu meio com dobradoras ou
cruzando as diagonais.
A partir do centro da
folha construir um segmento com medida igual 4 cm. Usando um compasso construir
um círculo cujo centro seja o centro da própria folha e com raio igual a 4 cm.
Orientar
os alunos para observar o pentágono formado pelas cinco pontas do símbolo da
ORM-SC. Questionar sobre como calcular o ângulo central do pentágono: eles
devem concluir que basta dividir 360 em cinco partes e que, portanto, o ângulo
central corresponde a 72º. Usando transferidor construir o ângulo de 72º conforme
a ilustração.
Usando
um compasso com abertura igual ao segmento AB, marcar os pontos C, D e E. Com a
ponta seca sobre o ponto B, marcar sobre a circunferência o ponto C. Com a
ponta seca sobre o ponto C, marcar sobre a circunferência o ponto D. Com a ponta
seca sobre o ponto D, marcar sobre a circunferência o ponto E.
Apagar o segmento e as marcas da
circunferência. Deixar visível apenas os pontos.
Usando
compasso, construir cinco circunferências de raio AB com centros nos pontos A,
B, C, D e E.
Marcar
a estrela central e pintar observando as cores corretas.
MAIS INFORMAÇÕES.
Observar o símbolo da OBMEP
Descrever
como foi representado o rosto de uma pessoa: O pescoço foi representado usando
o número 1 repetido, a boca com o número 7, o nariz com o número 2, a
sobrancelha com o número um, o olho com o número zero, parte da orelha com o
número 3, os cabelos com os números 3, 7 e pi.
MAIS INFORMAÇÕES.
O
idealizador dos aros foi o Barão Pierre de Coubertin. Os aros existem desde
1913 e posteriormente, também passaram a ser a marca do próprio Comitê Olímpico
Internacional.
Os
cinco aros interligados, nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho
representam a união dos cinco continentes, e pelo menos uma de suas seis cores
(aqui vale também o branco, cor de fundo da bandeira), está presente na
bandeira de cada um dos países filiados ao COI.
O Brasil
possui todas as cores dos arcos em sua Bandeira Nacional.
Os
círculos coloridos representados no logotipo da Olimpíada Brasileira de
Matemática – OBM - são uma referência ao símbolo dos Jogos Olímpicos, que é
formado por 5 anéis entrelaçados representando os continentes.
Um comentário:
Menina você é muito boa... Um exemplo a ser seguido. Parabéns pelo seu excelente trabalho.
Tudo de bom
Luís Cláudio LA
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