ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS
PELOS MUNICÍPIOS DA AMREC NA OBMEP – OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS
ESCOLAS PÚBLICAS 2013.
A Olimpíada de Matemática das Escolas
Públicas – OBMEP - é uma iniciativa dos ministérios da Ciência e Tecnologia
(MCT), da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
(Impa/MCT) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Em 2013 aconteceu a sua 9ª Edição
atingindo quase a totalidade das escolas públicas brasileiras. Essa olimpíada
já é a maior do mundo! Para a 1ª Fase foram inscritos 18 762 859 alunos em 47
144 escolas. A participação dos municípios brasileiros já atingiu a marca de
99,35%.
Os alunos que participam da 2ª Fase da
Olimpíada de Matemática concorrem, em nível nacional, a 500 medalhas de ouro,
900 medalhas de prata, 4600 medalhas de bronze e até 46200 Menções Honrosas.
O Estado de Santa Catarina foi premiado
com 26 medalhas de ouro, 29 medalhas de prata e 190 medalhas de bronze. Um
total de 1779 alunos catarinenses recebeu Menção Honrosa.
A região da AMREC recebeu 106 menções
honrosas (57 a mais que no ano passado). Em nove edições da OBMEP recebemos
apenas sete medalhas de bronze: o aluno Rafael Vieira Jeremias, do Colégio
Lapagesse foi premiado em 2009 e o aluno Diego Dagostin Frasson, da EMEF
Tranqüilo Pisseti, do município de Içara foi premiado em 2010. E nesta edição
recebemos quatro menções para o nível 1: Gregory
Nykolas Topanotti (EMEIEF Jorge da Cunha Carneiro - Criciúma), Ana Julia
Goulart Librelato (EEB Professora Maria da Glória Silva - Içara), Vanderval Borges de Souza Junior (EMEF Maria
Bitencourt Lodetti - Içara), João
Vitor de Oliveira (EEB Visconde De Taunay – Laura Muller) e, apenas uma menção
para o nível 2: Mateus Bez Fontana (EEF Demétrio Bettiol – Cocal do Sul).
Comparei com outros municípios
catarinenses como Blumenau (101 menções honrosas e 16 medalhas), Concórdia (22
menções honrosas e 4 medalhas), Florianópolis (98 menções honrosas e 17 medalhas)
e Joinville (261 menções honrosas e 42 medalhas), Lages (15 menções honrosas e 1
medalha) e Chapecó (57 menções honrosas e 5 medalhas). Obviamente, teríamos que
levar em consideração o número de alunos inscritos em cada município, para
sermos mais rigorosos nas avaliações: no entanto, a maioria das escolas
participou e esses dados nos ajudam a verificar as cidades que mais se destacam
e aquelas que precisam refletir ainda mais sobre sua prática pedagógica e
buscar recursos que realmente garantam a aprendizagem do aluno. Minha pesquisa
é simples e limitada, não tem a pretensão de avaliar detalhadamente o ensino de
matemática. Quero compreender, um pouco mais, como está a situação
do ensino de matemática na região sul catarinense. Fiquei muito impressionada
com esses dados que observei em relação a Joinville e Blumenau. Gostaria de
saber mais sobre a Educação daquelas cidades porque certamente temos muito a
aprender com seus educadores.
O município de Criciúma recebeu 41
Menções Honrosas: 9 a mais que no ano passado. Tivemos outros municípios da
AMREC premiados com menções honrosas: Cocal do Sul (11), Içara (24), Lauro
Muller (6), Nova Veneza (4) e Urussanga (7), Orleans (7), Forquilhinha e Morro da Fumaça (5). Infelizmente
os municípios de Siderópolis e Treviso não conquistaram
nenhuma premiação. Também houve casos de escolas públicas estaduais que não
aplicaram as provas devido à greve do magistério.
Mudar essa realidade não e nada fácil! São
inúmeros fatores que interferem, como: o descaso dos pais com a Educação dos
filhos, o desinteresse dos estudantes pela própria aprendizagem, os recursos
multimídias mais atrativos que as atividades escolares, a falta de cursos de
formação com foco em recursos que ajudem os professores a buscar a eficiência,
a carga excessiva de trabalhos de alguns professores, o descaso do poder
público com a Educação e não podemos negar que há diversos casos de
incompetência profissional.
Apesar de não termos bons resultados a
nível estadual, percebemos pequenos avanços. Precisamos discutir essas
questões. O economista e especialista em Educação, Gustavo Ioschpe,
recentemente realizou uma palestra em Criciúma e apresentou uma ação necessária
para mudar a situação brasileira: “É preciso convencer a sociedade de que a
Educação é importante e que estamos mal.” Eu aproveito pra parafraseá-lo: “É
preciso convencer a sociedade e os governantes da região sul de Santa Catarina
de que a matemática é importante e que estamos mal.” Quem sabe, assim, agiremos
em busca de alternativas que façam diferença na qualidade de nosso ensino. Há
uma esperança: Posso estar errada!
2 comentários:
Forquilhinha possui premiação sim, uma menção honrosa no nível 3, JIAN ALBERTO DONDOSSOLA MEDEIROS, pode conferir no site da obmep: http://premiacao.obmep.org.br/2013/verRelatorioPremiadosMencao-SC.do.htm
http://premiacao.obmep.org.br/2013/verRelatorioPremiadosGeral-SC.do.htm
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