sábado, 30 de novembro de 2013

OBMEP 2013

ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS PELOS MUNICÍPIOS DA AMREC NA OBMEP – OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS 2013. 

A Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP - é uma iniciativa dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Em 2013 aconteceu a sua 9ª Edição atingindo quase a totalidade das escolas públicas brasileiras. Essa olimpíada já é a maior do mundo! Para a 1ª Fase foram inscritos 18 762 859 alunos em 47 144 escolas. A participação dos municípios brasileiros já atingiu a marca de 99,35%.
Os alunos que participam da 2ª Fase da Olimpíada de Matemática concorrem, em nível nacional, a 500 medalhas de ouro, 900 medalhas de prata, 4600 medalhas de bronze e até 46200 Menções Honrosas.
O Estado de Santa Catarina foi premiado com 26 medalhas de ouro, 29 medalhas de prata e 190 medalhas de bronze. Um total de 1779 alunos catarinenses recebeu Menção Honrosa.
A região da AMREC recebeu 106 menções honrosas (57 a mais que no ano passado). Em nove edições da OBMEP recebemos apenas sete medalhas de bronze: o aluno Rafael Vieira Jeremias, do Colégio Lapagesse foi premiado em 2009 e o aluno Diego Dagostin Frasson, da EMEF Tranqüilo Pisseti, do município de Içara foi premiado em 2010. E nesta edição recebemos quatro menções para o nível 1: Gregory Nykolas Topanotti (EMEIEF Jorge da Cunha Carneiro - Criciúma), Ana Julia Goulart Librelato (EEB Professora Maria da Glória Silva - Içara), Vanderval Borges de Souza Junior (EMEF Maria Bitencourt Lodetti - Içara), João Vitor de Oliveira (EEB Visconde De Taunay – Laura Muller) e, apenas uma menção para o nível 2: Mateus Bez Fontana (EEF Demétrio Bettiol – Cocal do Sul).
Comparei com outros municípios catarinenses como Blumenau (101 menções honrosas e 16 medalhas), Concórdia (22 menções honrosas e 4 medalhas), Florianópolis (98 menções honrosas e 17 medalhas) e Joinville (261 menções honrosas e 42 medalhas), Lages (15 menções honrosas e 1 medalha) e Chapecó (57 menções honrosas e 5 medalhas). Obviamente, teríamos que levar em consideração o número de alunos inscritos em cada município, para sermos mais rigorosos nas avaliações: no entanto, a maioria das escolas participou e esses dados nos ajudam a verificar as cidades que mais se destacam e aquelas que precisam refletir ainda mais sobre sua prática pedagógica e buscar recursos que realmente garantam a aprendizagem do aluno. Minha pesquisa é simples e limitada, não tem a pretensão de avaliar detalhadamente o ensino de matemática.  Quero compreender, um pouco mais, como está a situação do ensino de matemática na região sul catarinense. Fiquei muito impressionada com esses dados que observei em relação a Joinville e Blumenau. Gostaria de saber mais sobre a Educação daquelas cidades porque certamente temos muito a aprender com seus educadores.
O município de Criciúma recebeu 41 Menções Honrosas: 9 a mais que no ano passado. Tivemos outros municípios da AMREC premiados com menções honrosas: Cocal do Sul (11), Içara (24), Lauro Muller (6), Nova Veneza (4) e Urussanga (7), Orleans (7), Forquilhinha e Morro da Fumaça (5).  Infelizmente os municípios de Siderópolis e Treviso não conquistaram nenhuma premiação. Também houve casos de escolas públicas estaduais que não aplicaram as provas devido à greve do magistério.
Mudar essa realidade não e nada fácil! São inúmeros fatores que interferem, como: o descaso dos pais com a Educação dos filhos, o desinteresse dos estudantes pela própria aprendizagem, os recursos multimídias mais atrativos que as atividades escolares, a falta de cursos de formação com foco em recursos que ajudem os professores a buscar a eficiência, a carga excessiva de trabalhos de alguns professores, o descaso do poder público com a Educação e não podemos negar que há diversos casos de incompetência profissional.
Apesar de não termos bons resultados a nível estadual, percebemos pequenos avanços. Precisamos discutir essas questões. O economista e especialista em Educação, Gustavo Ioschpe, recentemente realizou uma palestra em Criciúma e apresentou uma ação necessária para mudar a situação brasileira: “É preciso convencer a sociedade de que a Educação é importante e que estamos mal.” Eu aproveito pra parafraseá-lo: “É preciso convencer a sociedade e os governantes da região sul de Santa Catarina de que a matemática é importante e que estamos mal.” Quem sabe, assim, agiremos em busca de alternativas que façam diferença na qualidade de nosso ensino. Há uma esperança: Posso estar errada!

2 comentários:

Jian Alberto disse...

Forquilhinha possui premiação sim, uma menção honrosa no nível 3, JIAN ALBERTO DONDOSSOLA MEDEIROS, pode conferir no site da obmep: http://premiacao.obmep.org.br/2013/verRelatorioPremiadosMencao-SC.do.htm

Jian Alberto disse...

http://premiacao.obmep.org.br/2013/verRelatorioPremiadosGeral-SC.do.htm