domingo, 25 de maio de 2014

“Bola” do Criciúma Esporte Clube


     https://www.youtube.com/watch?v=u6oT5PQ6Ig0&feature=youtu.be
     Moro em Criciúma há 14 anos. Aprendi a gostar dessa terra, desse povo e do seu futebol. Hoje, sou torcedora do Criciúma Esporte Clube por causa da sua torcida, não do seu time. A energia do estádio Heriberto Hülse me contagiou e esse sentimento de amor pelo futebol que nos representa será eterno.
     Sou professora há 21 anos. Aprendi a gostar de matemática, a vibrar com a aprendizagem de meus alunos e a driblar as dificuldades encontradas em sala de aula. Sou educadora, essa é minha marca, faço minhas escolhas e não posso garantir que são as melhores para a Educação. Admito que estou desistindo de “acender vela pra defunto” e preferindo “iluminar o caminho daqueles que querem sair das trevas”. Não é arrogância, embora pareça. Assim como, a bola não é bola, embora pareça!
     Como é complicado explicar como se confecciona um icosaedro truncado, resolvi convidar alguns alunos da EEF Demétrio Bettiol para me ajudarem. Escolhi alguns e sei que tem outros chateados comigo, mas não podia levar muitos para a biblioteca da escola. Trabalhamos durante três horas para realizar e registrar todas as etapas da confecção do poliedro. O resultado foi um videoclipe ensinando a montar uma “bola” para homenagear o Criciúma Esporte Clube. A figura espacial que lembra uma bola de futebol é na verdade um sólido de Arquimedes denominado icosaedro truncado. Ela é formada por 20 faces hexagonais e 12 faces pentagonais.
    A ideia surgiu conversando com as outras professoras do projeto Clubinho de Matemática. Queríamos explorar os conceitos de perímetro, área e elementos da geometria envolvendo questões das Olimpíadas de Matemática e pensamos em visitar o Estádio Heriberto Hülse e explorar a riqueza matemática presente naquele espaço. O projeto ainda está sendo elaborado, discutido e precisa ser aprovado em alguns detalhes.
    O vídeo foi postado na internet para que outros professores e alunos possam se inspirar e fazer “bolas” para decorar suas escolas para a Copa do Mundo ou mesmo para homenagear os times pelos quais torcem. Também é uma dica para ampliar o trabalho pedagógico, explorando diversos conteúdos de matemática.
     Estou muito feliz com o resultado!
 
Escudo do Criciúma Esporte Clube


A "bola" do vídeo tem aresta de 5,5 cm.

Um comentário:

Unknown disse...

Cara, achei fantástico, parabéns na real mesmo