Moro em Criciúma há 14 anos. Aprendi a gostar dessa terra, desse povo e do seu futebol. Hoje, sou torcedora do Criciúma Esporte Clube por causa da sua torcida, não do seu time. A energia do estádio Heriberto Hülse me contagiou e esse sentimento de amor pelo futebol que nos representa será eterno.
Sou
professora há 21 anos. Aprendi a gostar de matemática, a vibrar com a
aprendizagem de meus alunos e a driblar as dificuldades encontradas em sala de
aula. Sou educadora, essa é minha marca, faço minhas escolhas e não posso
garantir que são as melhores para a Educação. Admito que estou desistindo de “acender
vela pra defunto” e preferindo “iluminar o caminho daqueles que querem sair das
trevas”. Não é arrogância, embora pareça. Assim como, a bola não é bola, embora
pareça!
Como é complicado explicar como se
confecciona um icosaedro truncado, resolvi convidar alguns alunos da EEF
Demétrio Bettiol para me ajudarem. Escolhi alguns e sei que tem outros
chateados comigo, mas não podia levar muitos para a biblioteca da escola.
Trabalhamos durante três horas para realizar e registrar todas as etapas da
confecção do poliedro. O resultado foi um videoclipe ensinando a montar uma “bola”
para homenagear o Criciúma Esporte Clube. A figura espacial que lembra uma bola
de futebol é na verdade um sólido de Arquimedes denominado icosaedro truncado. Ela
é formada por 20 faces hexagonais e 12 faces pentagonais.
A ideia surgiu conversando com as outras
professoras do projeto Clubinho de Matemática. Queríamos explorar os conceitos
de perímetro, área e elementos da geometria envolvendo questões das Olimpíadas
de Matemática e pensamos em visitar o Estádio Heriberto Hülse e explorar a
riqueza matemática presente naquele espaço. O projeto ainda está sendo elaborado,
discutido e precisa ser aprovado em alguns detalhes.
O vídeo foi postado na internet para que outros
professores e alunos possam se inspirar e fazer “bolas” para decorar suas
escolas para a Copa do Mundo ou mesmo para homenagear os times pelos quais
torcem. Também é uma dica para ampliar o trabalho pedagógico, explorando
diversos conteúdos de matemática.
Um comentário:
Cara, achei fantástico, parabéns na real mesmo
Postar um comentário