Acredito
que boas ideias devem ser estudadas, aproveitadas se agradarem e valorizadas.
Estou
pesquisando muito sobre a Khan Academy. Quero entender toda a sua dinâmica e
avaliar as possibilidades de melhorar o ensino da disciplina de matemática
usando seus recursos. Faz tempo que conheço a parceria da Fundação Lemann com a
Khan Academy. No início do mês de novembro, quase terminando o ano letivo, as
propagandas na televisão chamaram minha atenção. Incentivei meus alunos para
acessarem o site, mostrando os anúncios e alguns vídeos. Resolvi organizar uma
lista de videoaulas que tratassem dos conteúdos que eu estava ensinando em sala
de aula, como frações, equações do 1º grau, polinômios e Teorema de Pitágoras.
Solicitei que os alunos avaliassem e escrevem sua opinião sobre as aulas e as
respostas foram positivas. Mais de cem estudantes participaram dessa atividade
que não foi obrigatória porque nem todos têm acesso à internet em casa: uma das
escolas estava em reforma e na outra eu não tinha tempo para agendar horários
para todos na Sala de Tecnologias.
Numa
das palestras, Salman Khan pede que as pessoas contem sobre suas experiências
com a Khan Academy porque isso serve como motivação para sua equipe. Por isso,
pedi para minha aluna Alexandra Carboni Dela Justina gravar um depoimento. Eu a
escolhi porque sabia que ela adora assistir as aulas, demonstra um imenso
prazer em aprender coisas novas, é desinibida e pretende ser professora de
matemática.
Um
dia, a Alexandra me disse que quando eu não puder mais, irá continuar o projeto
do Clubinho de Matemática de Cocal do Sul, do qual participava. Ela nem imagina
quanta coisa irá mudar nos próximos anos, mas já acalenta um sonho e tem
atitudes que nos fazem acreditar que o futuro da Educação Brasileira será bem
cuidado por adolescentes e jovens que como ela, tem dentro de si um desejo de
trabalhar pelo bem da sociedade.
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