sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Mosaico de Hexágonos


ATIVIDADES (PROGRAMA CABRI-GÈOMÉTRE): Construção de mosaicos
Mosaico de hexágonos regulares

1.Salve o trabalho como “Mosaico de hexágonos regulares” (Aluno1 e Aluno2)”
2.Selecione a ferramenta polígono regular (III/3) e clique na área de trabalho. Arraste o cursor afastando-o do ponto que está piscando. Gire o cursor no sentido horário até aparecer um octógono (figura com 6 lados) e clique.
3.Selecione distância e comprimento (IX/1). Leve o cursor até um dos lados da figura. O cursor se transformará numa mãozinha. Dê um clique quando aparecer o enunciado distância deste ponto. Leve o cursor até outro ponto e clique novamente quando aparecer o enunciado a este ponto. Aparecerá a medida que corresponde ao lado octógono.
4.Selecione ponteiro (I/1). Clique num dos pontos que formam os vértices e segure o botão do mouse pressionado, então, mova o ponto até o lado medir 1 cm.
5.Selecione a ferramenta esconder (XI/1) e clique em cima dos seis pontos que formam os vértices do hexágono, do ponto que está no centro da figura e da medida 1 cm. Esse recurso serve para deixar o trabalho mais bonito.
6.Selecione cor (XI/2). Faça o contorno da figura com a cor preta.
7.Selecione espessura (XI/4). Clique sobre a figura.
8.Selecione simetria axial (VI/1). Leve o cursor até um dos lados da figura. O cursor se transformará numa mãozinha. Dê um clique quando aparecer o enunciado simétrico deste polígono. Clique novamente quando aparecer o enunciado em relação a este ponto. Surgirá uma nova figura. Repita esse procedimento até formar uma malha.
9.Selecione preencher (XI/3). Escolha as cores que desejar e crie um mosaico diferente do modelo acima. Para pintar aproxime o cursor das figuras.
10. Selecione comentários (X/2). Clique acima do mosaico e identifique escrevendo o seu nome, como mostra o modelo.
11. Selecione comentários (X/2). Clique acima do mosaico e identifique o trabalho como “Mosaico de hexágonos regulares”.

Nenhum comentário: