segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Mosaico de Quadrados



ATIVIDADES (PROGRAMA CABRI-GÈOMÉTRE): Construção de mosaicos
Mosaico de quadrados

1. Salve o trabalho como “Mosaico de quadrados”(Aluno1 e Aluno2)”
2. Selecione mostrar eixos. (XI/7)
3. Selecione definir grades (XI/9) e depois clique na origem dos eixos, ou seja, no cruzamento dos eixos: aparecerão pontos na área de trabalho, separados por uma distância de 1 cm.
4. Selecione a ferramenta polígono (III/6) e clique em quatro pontos, formando um quadrado, como mostra a figura. O lado do quadrado deve medir 2 cm.
5. Selecione a ferramenta esconder (XI/1) e clique em cima dos quatro pontos que formam os vértices do quadrado. Esse recurso serve para deixar o trabalho mais bonito.
6. Selecione simetria axial (VI/1). Leve o cursor até um dos lados do quadrado. O cursor se transformará numa mãozinha. Dê um clique quando aparecer o enunciado simétrico deste polígono. Clique novamente quando aparecer o enunciado em relação a este ponto. Surgirá um novo quadrado. Repita esse procedimento até formar um retângulo medindo 5cm por 15 cm, no mínimo.
7. Selecione preencher (XI/3). Escolha as cores que desejar e crie um mosaico diferente do modelo abaixo. Para pintar os quadrados, aproxime o cursor do quadrado. Quando temos quadrados próximos demais, o programa pergunta “qual objeto?” e devemos escolher o polígono desejado e clicar.
8. Selecione cor (XI/2). Faça os contornos do quadrado com a mesma cor usada no preenchimento. Observe que na figura acima, contornamos apenas os primeiros quadrados. Note que fica mais bonito tomar esse cuidado.
9. Selecione comentários (X/2). Clique acima do mosaico e identifique escrevendo o seu nome, como mostra o modelo.
10. Selecione comentários (X/2). Clique acima do mosaico e identifique o trabalho como “Mosaico de quadrados”.

Nenhum comentário: