Avaliação: caixas de sabão em pó
Para avaliar a aprendizagem, apresentei aos alunos um trabalho em que eles deveriam calcular e comparar as medidas de área de superfície e de volume de duas caixas de sabão em pó da marca OMO: uma antiga (ainda tenho um exemplar que guardo como relíquia) e uma nova, que está em circulação no mercado. As arestas foram medidas na presença dos alunos. A caixa antiga mede 2000 cm³ de volume e 1210 cm² de área de superfície. A caixa nova mede 1865,28 cm³ de volume e 1008,38 cm² de área de superfície. Gostei dos resultados, porque de maneira geral eles provaram que sabem realizar os cálculos corretamente.
Nessa atividade, acrescentei uma reflexão: “Pense e dê sua opinião sobre os motivos que levaram a empresa a mudar o tipo de embalagem”. Dentre as respostas, ressalto:
Gabriel: “Diminuiu o custo do papel, diminuiu as viagens para transportar as caixas.”
Franciele: “Eu acho que é porque todos sempre mudam de embalagens de um determinado tempo até outro determinado tempo.”
Érica: “Ficou uma caixa mais econômica, que ocupa menos espaço, sendo mais fácil manuseá-la.”
Andressa: “Por que a caixa antiga é maior e a nova é menor, assim eles ganham mais lucro com a caixa menor, pois gastam menos com a caixa.”
Victor Hugo: “Eu acho que mudou porque a embalagem antiga era maior e cabia mais de um quilo e a nova é mais bonita e tem menos papel.”
Cristian: “Gastar menos na produção das embalagens.”
Bruno: “Economizar material e poluir menos o ambiente”.
Nem todos os alunos perceberam que as embalagens novas são mais lucrativas, comparando as áreas de superfície, mas, uma discussão final em sala de aula esclareceu as dúvidas.
Para conhecer detalhes da atividade aplicada, clique AQUI.
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