AVALIAÇÃO
Sempre acreditei que para garantir a aprendizagem dos conceitos matemáticos é preciso que os alunos os vejam em diversos contextos e momentos. Mesmo assim, percebi várias vezes que quando eu pensava ter oferecido todas as condições para que os meus alunos resolvessem os problemas, eles ainda tinham dúvidas.Os alunos realizaram muitos cálculos escritos, relembrando a tabuada e as operações com números decimais. Ao substituir o valor numérico representado pela medida das arestas nas fórmulas, relembraram também os procedimentos usados para calcular equações do 1º Grau.
O trabalho em grupo, que solicitava que os alunos procurassem as medidas de volume e de área de superfície de diversos “paralelepípedos” montados com os cubinhos do material dourado e fotografados foi fundamental para efetivar a aprendizagem.
Explorei muito a visualização das medidas em cm² e cm³ pela praticidade do material dourado, mas exploramos também o dm² e dm³, fazendo o cubo com dobraduras e o m² e o m³, usando folhas de revistas e varetas de comprimento igual a 1metro.
Os alunos têm uma ótima compreensão do plano cartesiano e das funções das ferramentas do programa GeoGebra.
Os trabalhos e as atividades em grupo garantiram que os conceitos fossem assimilados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário