sábado, 10 de julho de 2010

Medida dos paralelepípedos

Medidas dos paralelepípedos
Planificamos caixas de creme dental, recortando-as e retirando as beiradas usadas para colar e montar a embalagem.
Convencionamos que a medida da aresta menor de cada paralelepípedo seria representada pela letra x, a média seria representada pela letra y e a maior pela letra z.
Para calcular a medida de toda a superfície era necessário encontrar primeiramente a medida da área de cada face. Registramos algebricamente a medida da face menor (xy), da face média (xz) e da face maior (yz). Deduzimos a expressão algébrica que representa a área da superfície 2(xy + xz + yz) e a do volume (xyz).
Os alunos mediram as arestas de oito embalagens para efetuar os cálculos de área e de volume. Os dados foram organizados numa tabela, porque posteriormente esses dados seriam repassados para a planilha eletrônica.
Inicialmente, nem todos estavam entendo que calcular xy é o mesmo que multiplicar esses valores. Percebi que até os alunos que entendem com mais facilidade as minhas explicações e demonstrações estavam somando esses números, ou seja, não estavam percebendo que calculavam a área de um retângulo. Então, tive a certeza de que estava usando o procedimento certo para garantir a aprendizagem ao interligar os três campos matemáticos: álgebra, geometria e aritmética.
Surgiram dúvidas quanto às medidas corretas das arestas. Encontramos diferenças pequenas entre as medidas efetuadas por grupos diferentes. Conversamos sobre a margem de erro e as dificuldades em sermos precisos, porque as caixas que representam os paralelepípedos nem sempre são perfeitas e o olhar de uma pessoa e outra pode ser diferente: enquanto um acha que tem um milímetro a mais o outro acha que é a menos.

Nenhum comentário: