sábado, 10 de julho de 2010

Relação entre medida de volume e de capacidade

Relação entre medida de volume e de capacidade
Para provar a relação entre volume e capacidade, ou seja, que 1000 cm³ equivalem a 1000 ml, usamos potes de cozinha que têm uma forma parecida com paralelepípedos, água e copos graduados.
Medimos as arestas e calculamos os volumes. Depois colocamos água nos copos graduados e despejamos dentro do pote. Por exemplo, medimos as arestas de um dos potes (4,5 cm x 12,5 cm x 22 cm) e encontramos o seu volume igual a 1237,5 cm³. Então, um dos alunos mediu aproximadamente 1237 ml de água e despejou no pote. Os alunos puderam perceber melhor ainda o significado de volume.
Medimos também as dimensões de uma caixa de leite. Antes de encontrar o volume, questionei a turma sobre o resultado que deveríamos obter e a resposta de que deveria ser 1000 cm³ foi unânime. Porém, a medida encontrada foi igual a 988 cm³. Ressaltei que havíamos medido a caixa por fora e que a espessura dela influenciaria na medida do volume para um resultado maior do que o real e ainda assim o resultado foi inferior. Alguns alunos suspeitaram de “roubo” da empresa. Então resolvemos verificar se cabia um litro de leite na caixa, usando água. Solicitei que observassem a caixa enquanto o colega colocava água dentro. Um dos alunos que estava bem próximo, disse: “Ela dilatou!”. Informei aos alunos que a caixa de leite não é feita com um material rígido e os fabricantes, prevendo que as paredes da caixa cedem um pouco com a pressão do líquido, a fazem com um volume um pouco menor.

5 comentários:

Que exista um mundo de paz disse...

adorei!!

Que exista um mundo de paz disse...

adorei!!!!

Anônimo disse...

adorei

Anônimo disse...

agora entendi

Rosangela Bandeira disse...

Valeu, era tudo que eu precisava explicar na minha aula. adorei.