sábado, 10 de julho de 2010

Relação entre medida de volume e de capacidade

Relação entre medida de volume e de capacidade
Para provar a relação entre volume e capacidade, ou seja, que 1000 cm³ equivalem a 1000 ml, usamos potes de cozinha que têm uma forma parecida com paralelepípedos, água e copos graduados.
Medimos as arestas e calculamos os volumes. Depois colocamos água nos copos graduados e despejamos dentro do pote. Por exemplo, medimos as arestas de um dos potes (4,5 cm x 12,5 cm x 22 cm) e encontramos o seu volume igual a 1237,5 cm³. Então, um dos alunos mediu aproximadamente 1237 ml de água e despejou no pote. Os alunos puderam perceber melhor ainda o significado de volume.
Medimos também as dimensões de uma caixa de leite. Antes de encontrar o volume, questionei a turma sobre o resultado que deveríamos obter e a resposta de que deveria ser 1000 cm³ foi unânime. Porém, a medida encontrada foi igual a 988 cm³. Ressaltei que havíamos medido a caixa por fora e que a espessura dela influenciaria na medida do volume para um resultado maior do que o real e ainda assim o resultado foi inferior. Alguns alunos suspeitaram de “roubo” da empresa. Então resolvemos verificar se cabia um litro de leite na caixa, usando água. Solicitei que observassem a caixa enquanto o colega colocava água dentro. Um dos alunos que estava bem próximo, disse: “Ela dilatou!”. Informei aos alunos que a caixa de leite não é feita com um material rígido e os fabricantes, prevendo que as paredes da caixa cedem um pouco com a pressão do líquido, a fazem com um volume um pouco menor.

5 comentários:

Unknown disse...

adorei!!

Unknown disse...

adorei!!!!

Anônimo disse...

adorei

Anônimo disse...

agora entendi

Unknown disse...

Valeu, era tudo que eu precisava explicar na minha aula. adorei.