sábado, 10 de julho de 2010

PROJETO: Propriedades, volume e área de superfícies de paralelepípedos.

Justificativa
A Proposta Curricular de Matemática da Rede Municipal de Criciúma (PCMRC) toma como referência a concepção Histórico-Cultural. A Secretaria do Sistema de Educação tem proporcionado muitas discussões sobre a base teórica da proposta que seguimos e que destaca quatro princípios que norteiam nosso trabalho, como: o lógico histórico, o cotidiano atrelado ao científico para oportunizar um pensamento mais elevado, a inseparabilidade dos campos aritméticos, geométricos e algébricos e, o teor visual-imaginativo e lógico-verbal. Desde então, tenho estado alertada aos procedimentos metodológicos que aplico para garantir que os conceitos matemáticos sejam compreendidos pelos meus alunos. O planejamento da ação didática a ser desenvolvida focada na proposta é uma busca que nos proporciona inúmeros desafios e mudanças na prática de ensino.
Minhas reflexões sobre essa prática pedagógica iniciaram durante o planejamento de uma aula. Um dos exercícios do livro didático apresentava o cubo com aresta medindo a e questionava quais eram as expressões algébricas que representam o seu volume () e a área total da sua superfície (6a²). Fiz uma análise tentando responder: “Meus alunos têm clareza do que é volume e área? Saberão relacionar facilmente as expressões algébricas com seus significados?”. Por experiência em anos anteriores, previ que a maioria não saberia responder e que na hora da correção eu explicaria superficialmente e eles se dariam por satisfeitos, fazendo de conta que teriam compreendido. Enfim, eu poderia fingir que ensinei e eles que aprenderam!
É comum encontrarmos alunos com deficiência nessa área do conhecimento tão importante para nossa compreensão da matemática aplicada em outros campos e isso eu percebia nessa turma. Acredito que a aprendizagem acontece em forma de espiral e não linearmente. É uma ilusão desejar que em apenas um momento da vida escolar os alunos adquiram completamente os conteúdos desenvolvidos. É fundamental rever conceitos em situações e momentos diversificados.

Objetivos
• Articular as idéias aritméticas, algébricas e geométricas.
• Ampliar a linguagem simbólica, matemática e tecnológica.
• Complementar as atividades realizadas em sala de aula com as atividades aplicadas no Laboratório de Informática, usando o software Geogebra e a planilha eletrônica do BrOffice.
• Valorizar o uso de recursos tecnológicos como instrumentos que podem auxiliar na construção e compreensão de figuras geométricas, utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis no software GeoGebra.
• Explorar e validar cálculos realizados em sala de aula, usando a planilha eletrônica do BrOffice.
• Explorar as propriedades e os elementos das figuras planas e dos sólidos geométricos.
• Calcular a área das faces, a área da superfície e o volume de paralelepípedos.
• Realizar cálculos escritos.
• Confeccionar jogos educativos.

Conteúdos Curriculares
• Polígonos e poliedros.
• Medidas de segmentos, perímetro, área e ângulos.
• Vértices, arestas e faces.
• Ponto (ponto sobre objeto, ponto médio, ponto de intersecção).
• Retas (paralelas, perpendiculares).
• Pares ordenados.

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