segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Pestalozzi, Allan Kardec e Pnaic



O filme “Para sempre Pestalozzi” conta a história do homem que foi considerado o “Educador da Humanidade. Ele esta na lista dos educadores que devíamos conhecer para que nosso trabalho pedagógico seja sustentado em boas ideias.
Pestalozzi escreveu vários livros, atuou como jornalista, cuidou de crianças órfãs, sentiu culpa por não saber o que fazer para ajudar o filho com epilepsia e foi o pai espiritual de Allan Kardec que codificou a Doutrina Espírita. 
Numa das cenas do filme, Pestalozzi está alfabetizando a “criada do SPA” que ele freqüentava e usa a atividade “Troca letras”. É uma situação de ensino que nos remete à caixa de jogos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Isto nos mostra que inovar não significa descartar o que representa o tradicional.
Pestalozzi é conhecido pelo método da intuição. Acho interessante entender um pouco suas ideias e orientações. Pode parecer mais “adequado” dizer que seguimos “Vigostsky”, que pautamos nosso trabalho na Perspectiva Histórico- Social ou que na Perspectiva do Letramento, da inclusão e da diversidade. Sinto-me incomodada quando falamos bonito porque decoramos o que ouvimos inúmeras vezes e não porque entendemos e praticamos. E, sinto-me mais incomodada ainda, quando alguns educadores são vistos como os melhores, desprezando-se outros, que se pensarmos direito estão dizendo quase a mesma coisa ou estão sendo até parafraseados. E, na nossa ignorância, vangloriamos quem copia.
Pensadores como Pestalozzi levam em conta aspectos hoje negligenciados, como o espiritual. Hoje, na sala da Rose Reynaud, fiz com ela esta reflexão: “É preciso trabalhar corpo, mente e espírito”. E, eu disse: “Não acredito que estarei por aqui para presenciar o momento que a Educação irá dar um salto buscando compreender que sua natureza não é apenas física e intelectual. Mas, acredito que este momento chegará!”

Alguns recortes do filme:
A minha única política é transformar as pessoas em seres humanos.
Os penteados mudam, mas as cabeças continuam antigas.
Nunca bata numa criança quando ela estiver rindo.
Às vezes, Deus esconde a cura no veneno...
Talvez sejamos impelidos a procurar nossas próprias almas através do sofrimento.
Eliminaremos a miséria com batata e ensino básico.
“Que infelicidade a nossa. Nenhuma trilha serve de saída deste vale.” Lamentavam as vacas e as ovelhas dentro do vale. Uma corça que as ouvir lamentar, disse: “Ela existe, mas o açougueiro não vai mostrar a vocês os caminhos da saída.”

Nenhum comentário: